sexta-feira, 12 de março de 2010

ORIVAL PRAZERES E FAMÍLIA - KM 1085/ANO: 1980

Em julho de 1980, a sra. NArdina prazeres e seu serviçal chamado Daio, chegaram ao Km 1085 da BR 163, local onde hoje é a cidade de Novo Progresso. Fizeram um barraco e instalaram-se a espera do sr. Orival Prazeres que veio dias depois com as três filhas, Sila, Rose e Sandra.

A família montou um pequeno armazém, que foi de grande auxílio para as famílias que aqui estavam, pois agora podiam fazer aqui mesmo suas compras, que antes só podiam ser feitas em itaituba ou Sinop/MT. Um ano depois a sra. Nardina conta-nos que o sr. Orival precisou fazer uma viagem, deixando-a sozinha para tomar conta do comércio.

Um certo dia, dois homens mal encarados entraram no estabelecimento e começaram a atirar para todo lado. A sra. Nardina, muito assustada, pediu ao seu sobrinho Dilson, que pegasse o jipe e fosse chamar alguém para ajuda-la a tirar os malfeitores dali. Porém os bandidos percebendo a intenção, puseram Dilson sentado sobre uma mesa, sob a mira de suas armas e não o deixaram sair, mandado-o ficar em silêncio para não arrepender-se. enquanto isso as meninas Soila, Rose e Sandra, conseguiram fugir para o arrozal e esconderam-se lá.

Por algum tempo, os bandidos obrigaram a sra. nardina a dar-lhes boa quantidade de cachaça ameaçando-a com as armas, atirando próximo aos seus pés, deixando as meninas muito assutadas, com medo que a mãe pudesse ter sido atingida pelos disparos das armas. Os bandidos afastaram-se, deixaram o armazém, mas antes mataram as criações como patos, galinhas e cachorros entre outros animais, deixando todos apavorados.

A família Prazeres enfrentou vários problemas desta e de outra natureza, mas aguentou firme e fez da Vila de Novo Progresso um lugar digno de crédito. Foi através da instalação e funcionamento desse aramzém do sr. Orival, que deu-se início a aviação em Novo progresso, ajudando a alavancar a econômia da região.

Depois de um ano que o sr. Orival e sra. Nardina estavam estabelecidos por aqui, veio juntar-se a eles o seu fulho mais velho Neri Prazeres com sua esposa Nilda Araújo. O filho caçula, Juliano já nasceu aqui em Novo Progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário